Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Indexadores
Políticas editoriais
Foco e escopo
Processo de Avaliação pelos pares
Política de acesso livre
Declaração de Privacidade
Equipe Editorial
Submissões
Condições para submissões
Diretrizes para autores
Seções
Normas
Política para dossiês
Template RLAH
Anúncios
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 2 n. 6 (2013): Formação de Professores de História
v. 2 n. 6 (2013): Formação de Professores de História
Publicado:
2013-08-23
Capa
Capa RLAH n.6
PDF
Expediente
Expediente RLAH n.6
02-04
PDF
Editorial/Apresentação
Editorial da Edição Especial n.6
05-06
PDF
Apresentação do Dossiê
Formação de Professores de História - Apresentação
07-09
PDF
Dossiê
Formação de professores em história no tempo presente:Estágios de docência e Pibid – quais conexões?
Véra Lucia Maciel Barroso
10-24
PDF
Do presente ao passado: inventários post-mortem e o ensino de história
Olgário Paulo Vogt, Roberto Radünz
25-39
PDF
A produção de material didático para o ensino de História
Cristine Fortes Lia, Jéssica Pereira da Costa, Katani Maria Nascimento Monteiro
40-51
PDF
Vidas em compasso de espera: a história dos professores de história, interrogações a partir de uma proposta etnográfica.
Maria Luiza Tavares Ferreira, Jussemar Weiss Gonçalves
52-62
PDF
A memória da abolição sul rio-grandense: aprendendo história com fontes documentais.
Roberto Radünz, Pâmela Cervelin Grassi
63-76
PDF
Potencialidades da memória no processo de ressignificação da história
Flavia Riger, Clarícia Otto
77-92
PDF
Revolução Farroupilha: Representações e Livros Didáticos: algumas considerações.
André Átila Fertig, Maria Helena Nascimento Romero
93-108
PDF
A prática do profissional de História nos Arquivos Municipais: organização de acervos e docência.
Maria Beatriz Pinheiro Machado
109-120
PDF
Patrimônios da educação: o ensino e a pesquisa
Carmem Zeli de Vargas Gil, Doris Bittencourt Almeida
121-136
PDF
Os vivos, os mortos e os não nascidos: as religiões consideradas mortas e o ensino de história
Cristine Fortes Lia, Wellington Rafael Balem
137-149
PDF
História e cultura indígena na sala de aula
José Antonio Moraes do Nascimento
150-170
PDF
História e cultura afro-brasileira: Subsídios para a prática docente
Aristeu Castilhos da Rocha
171-192
PDF
A licenciatura em História frente às atuais políticas públicas de formação de professores: um olhar sobre as definições curriculares.
Flávia Eloisa Caimi
193-209
PDF
Mestrado profissional de história e a formação docente para a pesquisa
Júlia Silveira Matos, Adriana Kivanski de Senna
210-222
PDF
Estágios de docência e PIBID: impactos inimagináveis no campo do Ensino de História
Carla Beatriz Meinerz
223-234
PDF
Sobre o valor do ensino de história para a vida
Nilton Mullet Pereira
235-248
PDF
O protagonismo histórico das organizações negras na luta pela educação e as dificuldades na aplicação da lei 10.639/03.
Arilson dos Santos Gomes, Carmem G. Burgert Schiavon
249-260
PDF
O “descaso” com o Patrimônio Histórico São-borjense: Educação Patrimonial em sala de aula.
Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, Márcia Cristina Cabreira Rodrigues
261-273
PDF
Representações do ensino da cultura afro-brasileira em alguns livros didáticos de história.
Carmem G. Burgert Schiavon, Carla Rosi Lima, Luiz Paulo da Silva Soares
274-285
PDF
Movimento negro no ensino de história: o jornal A Alvorada como uma possibilidade de concretização da lei 10.639/03.
Natiele Gonçalves Mesquita, Carmem G. Burgert Schiavon
286-297
PDF
O ensino de história e cultura afro-brasileira e as narrativas históricas: uma proposta desafiadora.
Carlos Henrique Armani, Mariusi Glasenapp dos Santos
298-310
PDF
Análise das missões jesuíticas do rio grande do sul nos livros didáticos
Tainá Severo Valenzuela
311-330
PDF
“Deixados a beira do caminho”: a abordagem da história indígena local na região do Vale do Rio dos Sinos.
Fabiane Maria Rizzardo, Rodrigo Luis dos Santos
331-341
PDF
Cultura Negra: A abordagem da história do negro na cidade de Porto Alegre.
Dóris Bittencourt Almeida, Josiane Braga Rodrigues
342-355
PDF
Quarta colônia: identidade, fundação, costumes e tradições de Vale Veneto.
Saulo Felin
356-367
PDF
Escolas étnicas no Rio Grande do Sul: representações sobre a educação de imigrantes poloneses e italianos no início do século XX.
Adriano Malikoski, Jordana Wruck Timm
368-377
PDF
Cultura, identidade e o ensino de história.
Viviana Benetti, Wagner dos Santos Chagas
378-392
PDF
A diversidade das pesquisas históricas e sua contribuição para renovação da prática pedagógica.
Tatiane de Andrade Machado Brikalski, Janaína de Souza Teixeira
393-402
PDF
Breve história da África e dos africanos e o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas: da historiografia africana à aplicação da Lei 10.639/ 03.
Daffine Natalina Reck
403-420
PDF
O uso da lei 10.639/03 em sala de aula
Elocir Guedes, Pâmela Nunes, Tatiane de Andrade
421-430
PDF
Em busca do currículo integrado experiências pedagógicas a partir das leis nº10.639/2003 e nº 11.645/2008.
Janaína da Silva Sá, Michele Moraes Lopes, Aristeu Castilhos da Rocha
431-441
PDF
Ações afirmativas e politização da questão racial: relações com o currículo de História.
Gustavo da Silva Kern
442-459
PDF
O direito à memória e à verdade em atividades pedagógicas: relato de experiência do Comitê verdade, memória e justiça de Pelotas e região.
Débora Strieder Kreuz, Mariluci C. Vargas
460-469
PDF
Temores do Amanhã: problematizando a memória em sala de aula
Mario Marcello Neto, Suélen Resende Noguez
470-483
PDF
Patrimônio histórico nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas da docência compartilhada numa escola aberta.
Carolina Guimarães Rosa, Joana Alves Stedile
484-494
PDF
Por uma história moldada na argila: O uso de oficina de cerâmica para conhecer diferentes culturas.
Denise Verbes Schmitt, Adriano Sequiera Avello
495-506
PDF
Rheingantz: no passado símbolo de progresso, hoje esquecimento – um projeto pautado na educação histórica.
Luciana Gerundo Hornes
507-519
PDF
A arqueologia nos livros didáticos
André Luís Ramos Soares, Eduardo Perius, Jéssica Fernanda Arend
520-531
PDF
Educação patrimonial, patrimônio e memória: Conceitos construtores de cidadania e identidade
Giovanni Biazzetto
532-552
PDF
Museus e educadores: uma reflexão sobre o uso de museus como ferramenta pedagógica
Caiuá Cardoso Al-Alam, Edson Sousa Lucas de Araujo, Kaiene de Carvalho Pereira
553-568
PDF
A benzeção em Santa Maria. A permanência de tradições de cura no contexto da contemporaneidade.
Dalvan Alberto Sabbi Lins
569-581
PDF
Caixa de história: recuperando e valorizando a história local através do uso de fotografias.
Sandi Mumbach, Debora Silvana Vaz Soares
582-592
PDF
Educação patrimonial: um horizonte a ser desvendado
Janaina Souza Teixeira, Antônia Dias da Costa Teixeira, Marjana Feltrin Chaves
593-599
PDF
Patrimônio cultural nas aulas de história: o sistema agrícola tradicional do Rio Negro.
Rhuan Targino Zaleski Trindade
600-614
PDF
A revolução francesa no tabuleiro: o jogo como estratégia de aprendizagem
Diego Speggiorin Devincenzi, Rafael Vicente Kunst
615-629
PDF
Influências e representações no vestuário feminino: a representação nos livros didáticos de história.
Letícia Oliveira Borges
630-647
PDF
Jogo didático vira-vira: a metrópole vira colônia, a colônia vira metrópole
Alessandra Gasparotto, Marco Vinício Pereira do Espirito Santo, Eduarda Borges da Silva
648-661
PDF
Tecnologias digitais no ensino de História: concepções de ensinar e aprender através do formato Telecurso
Daysi Lange, Eliana Rela
662-683
PDF
O processo de independência brasileiro em livros didáticos tradicionais: instrumento à nação
André Átila Fertig, Neandro Thesing
684-699
PDF
Instrumentos paradidáticos regionalizados para o ensino da história e cultura afro-brasileira: o caso das juventudes negras periféricas em Santa Maria.
Elias Cósta de Oliveira, Alexon Messias da Rocha
700-712
PDF
A questão de gênero no livro didático no período da ditadura Militar
Dinorah Amaral Matte
713-724
PDF
Gênero e história: Maria Antonieta nos livros didáticos de história
Júlia Silveira Matos, Virginia da Silva Xavier
725-740
PDF
Olim Bellis: um jogo didático para o Ensino de História Antiga e Medieval
João Davi Oliveira Minuzzi
741-751
PDF
Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na web
Ney Izaguirry de Freitas Junior, Neida Maria Camponogara De Freitas
752-766
PDF
Ensino de história: os livros didáticos e o pensamento autoritário no Brasil
Michele Borges Martins
767-778
PDF
Gênero e ensino de história: projeto “gênero, história e violência”
Nathália Boni Cadore
779-790
PDF
As tics e sua relação com o processo de aprendizagem dos professores da rede municipal de ensino voltadas para as séries iniciais do ensino fundamental.
Luccianne Guedes da Luz Martins
791-804
PDF
Mídias sociais e sala de aula: o que dizem os jovens sobre o ensino de história.
Laura Ferrari Montemezzo
805-821
PDF
Ensino de história e novas tecnologias
Derocina Sosa, Luana Ciciliano Tavares
822-832
PDF
Livros didáticos de história e história em quadrinhos: perspectivas históricas
Eduard dos Santos Leite
833-844
PDF
A economia do Brasil colonial na perspectiva de livros didáticos
Carlos Eduardo Piassini
845-862
PDF
A produção de livros didáticos: tensões e diálogos
Paulo Sérgio de Souza de Azevedo
863-880
PDF
O Movimento Sem-Terra na ordem do discurso neoliberal: Uma análise do documentário O Sonho de Rose
Andresa Silva da Costa Mutz
881-892
PDF
Ensino de história na escola do campo e as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo – DOEBEC.
Letícia G. Rieger, Paola Ávila Pinto
893-902
PDF
O filme nacional e a história local possibilidades para o ensino de história
Francielle Moreira Cassol
903-917
PDF
Governos Absolutistas: uma análise da representação dos governos absolutistas nos livros didáticos de História
Júlia Silveira Matos, Débora Ribeiro Fernandes
918-929
PDF
O ensino na história: a sociedade união operária e a sua ação político-educativa.
Carmem G. Burgert Schiavon, Janaina Schaun Sbabo
930-939
PDF
As concepções do ensino de história na pós-redemocratização de 1980 a 2012: um estudo de educação comparada Brasil e Uruguai.
Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes de Faria
940-952
PDF
Ensino de história, leituras da cidade e memória: Narrativas que revelam a comunidade.
Carlos R.S. Machado, Vânia Chaigar, Kathleen Aguirre, Eron da Silva Rodrigues
953-964
PDF
A escrita de Pero Vaz de Caminha e as características da história moderna para o ensino de história.
Julia Silveira Matos, Luciane dos Santos Avila, Fernanda Santos dos Santos
965-976
PDF
A guerra dos cem anos nos livros didáticos
Breno Campelo Domingues
977-989
PDF
Herói, ainda que tardio: uma análise do ensino da história sobre o mito de Tiradentes.
Flávia Eloisa Caimi, Letícia Mistura
990-1001
PDF
Estado(s) novo(s): um estudo de educação comparada entre Brasil e Portugal (1936-1945).
Alesson Rota
1002-1013
PDF
O Imperialismo e a aula de História
Fábio Rosa Faturi
1014-1024
PDF
Antiguidade grega como um instrumento de compreensão do presente: análise de uma prática
Wellington Rafael Balem
1025-1039
PDF
A educação escolar durante o período do Estado Novo
Leonardo Guedes Henn, Pâmela Pozzer Centeno Nunes
1040-1049
PDF
Os sons e suas magias: uma análise sonora de Mägo de Oz para as aulas de história
Marcelo Dantas de Oliveira
1050-1068
PDF
A tipologia da consciência histórica em Rüsen
Fernando Milani Marrera, Uirys Alves de Souza
1069-1078
PDF
Estágio docente de história: a cultura afro-brasileira e suas relações com o novo paradigma da educação no RS
Ana Paula Ody Batista
1079-1090
PDF
Escola Estadual Venezuela, um lugar de memórias e vivências
Ana Cristina Polo, Gabriela Spies da Rosa
1091-1102
PDF
Experiências do PIBID-História/2009 na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi: o Potencial Didático do Cinema no Ensino de História e a discussão acerca da Temática da Identidade, Identificação e o Sistema de Cotas nas Instituições Públicas
Aline Martins Linhares, Isa Cristina Pereira
1103-1112
PDF
Reflexões a cerca do Estágio Supervisionado III- espaços não escolares: dialogando com o Instituto histórico e geográfico de Jaguará.
Rafael da Costa Campos, Milena Rosa Araújo Ogawa, Pedro Enrique de Sousa Cáceres
1113-1123
PDF
Leitura e escrita de lugares de memória:Ensino de história e suas possibilidades de leitura e escrita
Giovanni Biazzetto
1124-1144
PDF
Leitura como instrumento de construção do sujeito histórico
Estela Maris Giordani, Márcia Cristiane Rambo
1145-1158
PDF
A educação histórica e algumas possibilidades de trabalho no cotidiano escolar
Carla Rejane B. Redmer Schneid, Carmem G. Burgert Schiavon
1159-1168
PDF
Relato de práticas: na busca por um entender a História.
André do Nascimento Veríssimo, Artur Henrique Franco Barcelos
1169-1187
PDF
Docência compartilhada no ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Aberta
Gabriela Derlam Santos, Mariana Lima Knecht
1188-1196
PDF
Reflexões a cerca do ensino de História: a História Local e a Consciência Histórica
Daniel Porciuncula Prado, Sabrina Meirelles Macedo
1197-1210
PDF
Possibilidades de ensino de história sobre a ditadura civil-militar: o documentário “cidadão boilesen” e a cumplicidade financeira dos empresários na repressão política brasileira
Diego Oliveira de Souza
1211-1228
PDF
História Política e o Ensino de História: pensando possibilidades.
Fabian Filatow
1229-1244
PDF
Ensinando História através das vivências do aprendiz: uma experiência possível.
Elisabete Rodrigues Moraes
1245-1257
PDF
A Organização Curricular e a Construção de Conhecimentos Históricos em Cursos Técnicos Integrados
Roselene Gomes Pommer, Ricardo Kemmerich
1258-1272
PDF
Tecnologias digitais no ensino de história: pressupostos teórico e metodológico do formato Telecurso na metodologia Telessala.
Eliana Gasparini Xerri
1273-1284
PDF
A docência em História e a evasão escolar no Ensino Médio
Erick Vargas da Silva
1285-1292
PDF
O uso da história em quadrinhos como recurso didático: o relato de experiência da oficina de história de pelotas em quadrinhos.
Lorena Almeida Gill, Tamires Xavier Soares, Juliana Nunes Behrend, Caroline Dutra Bilhalva
1293-1302
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários