Ensino de história e novas tecnologias

Autores

  • Derocina Sosa FURG
  • Luana Ciciliano Tavares FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.237

Palavras-chave:

ensino de história, tecnologia, educação, consciência histórica.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir de que maneira o uso de tecnologias aplicadas à educação, especialmente os laboratórios de informática e a internet podem potencializar o ensino de história de modo a contribuir com a aprendizagem histórica dos alunos, a partir da premissa teórica de Jörn Rüsen. No Brasil há um movimento bastante forte de inserção de tecnologias na educação básica,  através de programas como o Proinfo, programa federal que tem como objetivo promover o uso pedagógico de informática na rede pública de ensino no país. Contudo,  no Brasil há poucas pesquisas acadêmicas que abordam a efetiva contribuição de tais tecnologias no processo de  ensino-aprendizagem dos alunos, especialmente no ensino de história. Este trabalho é parte do projeto de mestrado que está em andamento.

Biografia do Autor

Derocina Sosa, FURG

Professora da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG)

Luana Ciciliano Tavares, FURG

Professora da rede municipal de Pelotas, Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas, mestranda em História pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG).

Downloads