Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".
- O texto deve seguir o template disponibilizado no site da revista
- A contribuição é original e inédita e não foi submetida a outro periódico simultaneamente.
-
O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word.
-
A identificação de autoria do trabalho submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação por Pares Cega".
- Caso publicado, a janela para a próxima publicação será de dois semestres.
-
Em caso de não cumprimento das normas, o trabalho será devolvido para o (s) autor(es).
Dossiê
Artigos para dossiê
Essa seção é destinada à apresentação de artigos científicos, inéditos para composição de dossiês temáticos. Devem possuir entre 10 e 20 páginas, incluídas as referências e estar formatado conforme as normas do periódico.
Artigos
Essa seção é destinada à apresentação de artigos científicos inéditos, com temática livre para publicação em fluxo contínuo. Devem possuir entre 10 e 20 páginas, incluídas as referências e estar formatado conforme as normas do periódico.
Resenhas Críticas
Destinam-se à descrição, exame técnico, crítica, além de resumo do conteúdo e possível demonstração de importância, de obra recente (não mais que 3 anos depois do lançamento da última edição), relacionada à área temática da Revista. Deve situar-se entre 5 e 10 páginas, conter a referência bibliográfica no início e título no idioma original. Deve estar formatado conforme as normas do periódico.
Entrevistas
Com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático. As contribuições deverão conter, na seguinte ordem: 1. Título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. Data e local da entrevista; 3. Identificação do entrevistado, com um consistente texto introdutório e biobibliográfico; 4. O texto deverá concentrar-se entre 5 a 12 páginas e estar formatado conforme as normas do periódico.
Notas de Pesquisas
Deverão resultar de uma investigação baseada em dados empíricos e com metodologia específica. Notas iniciais devem possuir entre 5 e 10 páginas. Notas finais entre 10 a 15 páginas. Em qualquer modalidade devem estar incluídas as referências e formatado conforme as normas do periódico.
Acervos e Fontes
A seção destina-se a publicar transcrições comentadas de fontes orais e documentais com significativa relevância para as temáticas abordadas pela revista ou dossiê, bem como, textos informativos e críticos sobre acervos e fontes. No caso de documentos na íntegra, desde que acompanhados de comentários, as contribuições deverão observar os critérios e normativas da diplomática. Em ambos os casos, deverão conter uma apresentação da fonte, sua contextualização, possibilidades de uso e de enfoque, localização (país, cidade, comunidades, instituição, fundo arquivístico ou site), bem como, disponibilidade, estado de conservação. Deverão conter entre 10 e 15 páginas, incluídas referências e notas e vir acompanhados de 3 a 5 palavras-chave. Os documentos poderão ser apresentados em português ou espanhol. Deve estar formatado conforme as normas do periódico.
Iniciação à pesquisa e extensão universitária
Este espaço é dedicado aos autores de Graduação e Pós-Graduação, para divulgação de monografias e resultados de trabalhos originais. Poderão publicar também, estudantes de graduação em História ou áreas afins que participam de projetos de pesquisas e extensão acadêmicas. Esta seção deve ser formatada conforme as normas do periódico.
Experiências Escolares
Este espaço é dedicado ao relato de experiências docentes com a disciplina de História e suas relações inter ou transdisciplinares. O ensino de História possui diversos limites e possibilidades que somente se mostram na ação docente. Desse modo, esta seção pretende evidenciar as experiências positivas ou não, e seus aprendizados para o Ensino da História, além, de discussões teórico/metodológicas em ensino, história e mesmo sua relação entre disciplinas.