O ensino de história e cultura afro-brasileira e as narrativas históricas: uma proposta desafiadora.

Autores

  • Carlos Henrique Armani UFSM
  • Mariusi Glasenapp dos Santos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.197

Palavras-chave:

Ensino. Afro-Brasileiro. Narrativa

Resumo

O presente texto apresenta uma proposta para o trabalho de História e Cultura Afro-Brasileira no ensino de História, em nível fundamental e médio; compreendendo a possibilidade de se pensar diferentes abordagens, pois envolve a inserção de novas vozes a narrativa histórica. Assim como buscar desenvolver uma metodologia que dialogue com os alunos, através da construção de suas próprias narrativas. Utilizar-se-á de questões e apontamentos acerca do papel da linguagem na História, assim como pensar a narrativa como forma de ação do sujeito, de forma a ser consciente do seu papel perante as outras narrativas históricas que lhe são apresentadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Armani, UFSM

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria.

Mariusi Glasenapp dos Santos, UFSM

Graduanda do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads