O protagonismo histórico das organizações negras na luta pela educação e as dificuldades na aplicação da lei 10.639/03.

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes FAPA
  • Carmem G. Burgert Schiavon FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.193

Palavras-chave:

história, cultura afro-brasileira, educação

Resumo

O trabalho intenta problematizar o protagonismo dos movimentos sociais e das organizações negras sul rio-grandenses e brasileiras, que lutaram no campo da cultura, educação e da política, em busca de um ensino que contemplasse a trajetória afrodescendente no Brasil. Tem-se por objetivo, ainda, demonstrar que a Lei 10.639/03 somente tornou-se possível pela ampla mobilização da comunidade negra e de seus representantes, bem como apresentar algumas considerações acerca da implementação desta Lei no Município do Rio Grande. 

Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes, FAPA

Professor da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História (PUCRS), Membro do Grupo de Pesquisas Africanidades, Ideologias e Cotidiano (PUCRS) e Coordenador do GT Negros (ANPUH-RS).

Carmem G. Burgert Schiavon, FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads