História e cultura indígena na sala de aula

Autores

  • José Antonio Moraes do Nascimento UNISC

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.186

Palavras-chave:

Ensino. cultura indígena. Lei nº 11.645.

Resumo

A história da humanidade foi e é o constante contato entre diferentes grupos sociais com conflitos, dominação, assimilação e alianças conforme o poder de cada um. Assim, os vários países do mundo são formados por uma mescla de histórias e culturas, como é o caso do Brasil com “índios”, que pertencem a diferentes grupos étnicos, sempre em luta para sua sobreviver física e cultural. O processo de aprendizagem dos estudantes da educação básica tem que considerar esses aspectos para permitir um conhecimento mais completo e qualificado e, menos etnocêntrico. Conhecer os grupos que fizeram parte da formação de um lugar implica em discutir o processo de ocupação e apropriação deste, fazendo um levantamento sócio-histórico dos grupos sociais que o compõem. Para isso, foi promulgada, em 2008, a Lei nº 11.645, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas na educação básica. No conteúdo devem ser incluídos os vários aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos grupos étnicos africanos e dos povos indígenas.

Biografia do Autor

José Antonio Moraes do Nascimento, UNISC

Doutor em História – Professor do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz -Unisc.

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