História e cultura indígena na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.186Palabras clave:
Ensino. cultura indígena. Lei nº 11.645.Resumen
A história da humanidade foi e é o constante contato entre diferentes grupos sociais com conflitos, dominação, assimilação e alianças conforme o poder de cada um. Assim, os vários países do mundo são formados por uma mescla de histórias e culturas, como é o caso do Brasil com “índios”, que pertencem a diferentes grupos étnicos, sempre em luta para sua sobreviver física e cultural. O processo de aprendizagem dos estudantes da educação básica tem que considerar esses aspectos para permitir um conhecimento mais completo e qualificado e, menos etnocêntrico. Conhecer os grupos que fizeram parte da formação de um lugar implica em discutir o processo de ocupação e apropriação deste, fazendo um levantamento sócio-histórico dos grupos sociais que o compõem. Para isso, foi promulgada, em 2008, a Lei nº 11.645, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas na educação básica. No conteúdo devem ser incluídos os vários aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos grupos étnicos africanos e dos povos indígenas.
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Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
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