A educação histórica e algumas possibilidades de trabalho no cotidiano escolar

Autores

  • Carla Rejane B. Redmer Schneid FURG
  • Carmem G. Burgert Schiavon FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.263

Palavras-chave:

educação histórica. Pomeranos. São Lourenço do Sul.

Resumo

O presente texto visa analisar os conceitos de educação histórica e cultura histórica, assim como algumas possibilidades de trabalho relacionadas ao ensino de História, na atualidade. Para tanto, serão trabalhados os conceitos desenvolvidos com os alunos da Escola Municipal Martinho Lutero, localizada na zona rural do Município de São Lourenço do Sul (RS), no que se refere ao trabalho com a história e a memória cultural desta comunidade escolar. Desse modo, por meio da pesquisa de sua própria cultura e da história de sua comunidade, objetiva-se o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à cultura local, na perspectiva metodológica da educação histórica, de modo a possibilitar a compreensão do passado através de situações do presente.

Biografia do Autor

Carla Rejane B. Redmer Schneid, FURG

Aluna do Mestrado Profissional de História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora de História da Rede Municipal de Ensino do Município de São Lourenço do Sul. 

Carmem G. Burgert Schiavon, FURG

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG).

Downloads