Governos Absolutistas: uma análise da representação dos governos absolutistas nos livros didáticos de História

Autores

  • Júlia Silveira Matos FURG
  • Débora Ribeiro Fernandes FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.244

Palavras-chave:

absolutismo, ensino de história, analise do livro didático, idéias substantivas.

Resumo

Os conteúdos de História presentes nos livros didáticos de História são organizados dentro de uma lógica cronológica desde o processo de independência da História enquanto disciplina. Entretanto, na última década surgiram outras propostas de organização dos conteúdos, que é o modelo de história temática, que não rompe com a linearidade, mas propõe outras formas de significação dos saberes históricos. Nessa direção, na presente pesquisa empreendemos uma análise da representação dos governos absolutistas nos livros didáticos, isso porque o período que esse fenômeno demarca é crivado de debates sobre liberdade e direitos políticos e que podem em muito contribuir para um ensino crítico e reflexivo. Destarte, nos foi surpresa perceber que dentre o acréscimo de tantos novos conteúdos, inseridos devidos as novas leis provenientes das demandas dos movimentos afirmativos, o período do absolutismo aparece em certos livros didáticos suprimido ou resumido. Sendo assim, no presente trabalho apresentaremos nossas análises desse processo de supressão desse conteúdo ou de sua simplificação nos livros didáticos de História.

Biografia do Autor

Júlia Silveira Matos, FURG

Doutora em História, professora dos cursos de História e do Programa de Pós-graduação em História – Mestrado Profissional – PPGH/FURG.

Débora Ribeiro Fernandes, FURG

Graduanda de história Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, bolsista de iniciação cientifica - PQA.

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