Governos Absolutistas: uma análise da representação dos governos absolutistas nos livros didáticos de História
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.244Palabras clave:
absolutismo, ensino de história, analise do livro didático, idéias substantivas.Resumen
Os conteúdos de História presentes nos livros didáticos de História são organizados dentro de uma lógica cronológica desde o processo de independência da História enquanto disciplina. Entretanto, na última década surgiram outras propostas de organização dos conteúdos, que é o modelo de história temática, que não rompe com a linearidade, mas propõe outras formas de significação dos saberes históricos. Nessa direção, na presente pesquisa empreendemos uma análise da representação dos governos absolutistas nos livros didáticos, isso porque o período que esse fenômeno demarca é crivado de debates sobre liberdade e direitos políticos e que podem em muito contribuir para um ensino crítico e reflexivo. Destarte, nos foi surpresa perceber que dentre o acréscimo de tantos novos conteúdos, inseridos devidos as novas leis provenientes das demandas dos movimentos afirmativos, o período do absolutismo aparece em certos livros didáticos suprimido ou resumido. Sendo assim, no presente trabalho apresentaremos nossas análises desse processo de supressão desse conteúdo ou de sua simplificação nos livros didáticos de História.
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)