Escola Estadual Venezuela, um lugar de memórias e vivências

Autores

  • Ana Cristina Polo UFRGS
  • Gabriela Spies da Rosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.258

Palavras-chave:

Patrimônio. Memória. PIBID

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de docência compartilhada, desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/UFRGS, no segundo semestre de 2012, em uma escola da rede estadual de ensino, localizada em Porto Alegre/RS. O trabalho realizado aproxima-se do ensino de História nos anos iniciais de escolarização, campo de conhecimento  comumente pouco valorizado como prioridade curricular. Para tanto, elegeu-se o tema do patrimônio cultural, abordado de diferentes formas em sala de aula. Os encontros iniciaram com a apresentação do conceito de patrimônio, partindo do planejamento de ações que envolvessem as memórias dos alunos e as memórias da escola e de seu entorno. Assim, nosso objetivo era que os alunos pudessem construir um conceito de patrimônio reconhecendo-se como personagens atuantes do local onde estudam e vivem.

Biografia do Autor

Ana Cristina Polo, UFRGS

Ufrgs

Gabriela Spies da Rosa, UFRGS

UFRGS

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