Formação de professores em história no tempo presente:Estágios de docência e Pibid – quais conexões?

Autores

  • Véra Lucia Maciel Barroso FAPA

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.173

Palavras-chave:

Formação de professores. Estágios de docência. Conexões.

Resumo

O texto aponta a necessidade de o corpo docente dos cursos de Historia assumir uma conduta “entrosada” junto aos acadêmicos em formação para serem professores da área. Indica conexões que devem balizar esta preparação, no sentido de criar-se uma contracultura diante da visível separação – na própria formação – das três frentes de atuação do profissional de História no tempo presente: entre os que ensinam a ensinar; os que ensinam a pesquisar e os que ensinam a atuar com o patrimônio cultural. Sinaliza que “os três grupos formadores” devem trabalhar conjuntamente, primando pela apropriação do significado social da ciência histórica. Indica que este deve ser o fio condutor para a busca de um formato atraente da prática de trabalho a ser desenvolvido na formação de professores de História. O saber “como fazer”, tão caro a tantos formadores, ganharia lucidez e sentido, para além “do atraente e motivador”, se fosse colocado no centro do trabalho “o sentido e os resultados do pertencimento da História para a sociedade”. Nesse enquadramento, os estágios de docência e o PIBID deveriam ser o laboratório do exercício e da construção da contracultura anunciada.

Biografia do Autor

Véra Lucia Maciel Barroso, FAPA

Professora da FAPA e Historiadora do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre.

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