A escrita de Pero Vaz de Caminha e as características da história moderna para o ensino de história.

Autores

  • Julia Silveira Matos FURG
  • Luciane dos Santos Avila FURG
  • Fernanda Santos dos Santos FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.248

Palavras-chave:

Carta. História moderna. Ensino.

Resumo

O artigo se propõe analisar a carta escrita por Pero Vaz de Caminha. Os principais elementos encontrados foram: descoberta de novos territórios, o paraíso e a nudez. O uso de documentos em sala de aula pode ser um rico recurso para o ensino, pois este quando utilizado pode servir como uma ponte entre o presente e o passado para o aluno e contribuir na prática docente para aproximar os saberes construídos da realidade dos discentes. Na carta os indígenas foram vistos como seres exóticos e similares a Adão e Eva, a natureza é referenciada como o paraíso. Para isso faremos uma reflexão sobre o homem moderno como possuidor do outro, investigando o discurso de Caminha e a intenção exploratória na América. Nessa perspectiva, no presente trabalho nos propomos a analisar como este documento pode oferecer elementos para a compreensão da Idade Moderna no ensino de história.

Biografia do Autor

Julia Silveira Matos, FURG

Doutora em História, professora dos cursos de História da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Coordenadora de Pós-graduação em História: Mestrado profissional.

Luciane dos Santos Avila, FURG

História licenciatura - FURG e bolsista de Iniciação à Docência – PIBID.

Fernanda Santos dos Santos, FURG

História licenciatura - FURG e bolsista de Iniciação à Docência – PIBID.

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