Do presente ao passado: inventários post-mortem e o ensino de história

Autores

  • Olgário Paulo Vogt UNISC
  • Roberto Radünz UNISC/UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.174

Palavras-chave:

Ensino de História. Inventários post-mortem. Material didático.

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar a professores de História uma possibilidade de utilização de inventários post-mortem como material didático. Quando adequadamente analisados, os inventários transmitem importantes informações sobre aspectos da vida econômica, social e cultural de determinada sociedade. As fontes históricas em sala de aula podem auxiliar os alunos a desenvolver uma série de competências e de habilidades e se tornar uma estratégia adequada e produtiva para ensinar história. A base empírica deste artigo é constituída dos inventários do coronel Bento Gonçalves da Silva e de José Joaquim de Andrade Neves, o Barão do Triunfo, personalidades marcantes na história gaúcha do século XIX. Através das atividades propostas neste texto objetiva-se avaliar quantitativa e qualitativamente os bens materiais que integravam o patrimônio dos inventariados relacionando-os à escala de valores do tempo presente.

Biografia do Autor

Olgário Paulo Vogt, UNISC

Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor do Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. E-mail:

Roberto Radünz, UNISC/UCS

Doutor em História. Professor do Departamento de História e Geografia da UNISC e da UCS – Universidade de Caxias do Sul. E-mail:

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