Ações afirmativas e politização da questão racial: relações com o currículo de História.

Autores

  • Gustavo da Silva Kern UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.207

Palavras-chave:

Ações afirmativas. Questão racial. Currículo de História.

Resumo

Este artigo tem por propósito analisar alguns aspectos da emergência histórica das políticas de ação afirmativa no Brasil e de suas relações com o campo da Educação. Procuro problematizar as implicações curriculares dessas políticas públicas, detendo-me sobre a específica importância das diretrizes curriculares para o ensino de História propostas pela Lei 10.639/03 e pela Lei 11.645/09, que determinam a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no Ensino Básico. A institucionalização das ações afirmativas é fator de grande relevância para a compreensão do processo histórico que conduziu ao fenômeno contemporâneo aqui definido como a politização da questão racial. Busco argumentar em torno das interlocuções entre as modificações curriculares decorrentes das ações afirmativas e o caráter eminentemente político que a raça e as relações raciais assumiram no País durante as últimas décadas.

Biografia do Autor

Gustavo da Silva Kern, UFRGS

Mestre em Educação - UFRGS.

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