Caixa de história: recuperando e valorizando a história local através do uso de fotografias.

Autores

  • Sandi Mumbach UFSM
  • Debora Silvana Vaz Soares Ufsm

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.217

Palavras-chave:

Educação do Campo. Ensino de História Local. Fotografias.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor uma das práticas realizadas pelos membros do PIBID do Projeto Interdisciplinar Educação do Campo, que realiza-se na Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande. O Ensino de História, nesta escola, tem tentado aproximar-se da realidade dos alunos, abrindo novas possibilidades de aprendizagem. Neste sentido é que a atividade “Caixa de História” foi criada e desenvolvida, mostrando-se um interessante instrumento pedagógico para trabalhar o Ensino de História Local. Esta teve como objetivo estimular o interesse dos alunos pela história do local onde vivem, buscando a valorização da história e dos patrimônios culturais locais através do uso fotografias. A atividade gerou reflexões, debates e um universo de intensa aprendizagem, mostrando que o aluno identifica-se melhor com o Ensino de História quando consegue estabelecer conexões com a sua própria história, e com a história do lugar onde vive. Desta forma, este trabalho vem pontuar e analisar as contribuições desta atividade e do trabalho com o Ensino de História Local na formação do sujeito histórico.

Biografia do Autor

Sandi Mumbach, UFSM

Ufsm

Debora Silvana Vaz Soares, Ufsm

Ufsm

Downloads