Caixa de história: recuperando e valorizando a história local através do uso de fotografias.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.217Palabras clave:
Educação do Campo. Ensino de História Local. Fotografias.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo expor uma das práticas realizadas pelos membros do PIBID do Projeto Interdisciplinar Educação do Campo, que realiza-se na Universidade Federal de Santa Maria, atuando na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande. O Ensino de História, nesta escola, tem tentado aproximar-se da realidade dos alunos, abrindo novas possibilidades de aprendizagem. Neste sentido é que a atividade “Caixa de História” foi criada e desenvolvida, mostrando-se um interessante instrumento pedagógico para trabalhar o Ensino de História Local. Esta teve como objetivo estimular o interesse dos alunos pela história do local onde vivem, buscando a valorização da história e dos patrimônios culturais locais através do uso fotografias. A atividade gerou reflexões, debates e um universo de intensa aprendizagem, mostrando que o aluno identifica-se melhor com o Ensino de História quando consegue estabelecer conexões com a sua própria história, e com a história do lugar onde vive. Desta forma, este trabalho vem pontuar e analisar as contribuições desta atividade e do trabalho com o Ensino de História Local na formação do sujeito histórico.Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)