Leitura e escrita de lugares de memória:Ensino de história e suas possibilidades de leitura e escrita

Autores

  • Giovanni Biazzetto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.261

Palavras-chave:

Ensino de História. Memória. Leitura e Escrita.

Resumo

Este trabalho tem como propósito discutir as possibilidades de leitura e escrita sobre um lugar de memória. Para tanto, temos como ponto de partida a concepção de que os lugares de memória podem ser considerados suportes de leitura. Ainda é relevante dizer que abordar a temática da leitura e escrita neste artigo, é de extrema relevância, pois compreendemos que o desenvolvimento de competências e habilidades concernentes a leitura e escrita é essencial para que ocorra um processo de ensino de história qualificado e significativo. Para desenvolver tais ideias estabeleceremos conexões com os conceitos de memória, história, lugar de memória, patrimônio histórico, educação patrimonial e ensino de história. Pretendemos também refletir quanto as ações de Educação Patrimonial como práticas educativas em um espaço não formal de educação que possibilitam ao educando vivenciar seu processo de aprendizagem em história de forma  interativa, lendo e escrevendo o e sobre o lugar de memória.

Biografia do Autor

Giovanni Biazzetto, UFRGS

Mestrando em Educação – UFRGS. Graduado em História - UFRGS

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