A revolução francesa no tabuleiro: o jogo como estratégia de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.220Palavras-chave:
Ensino de História. Jogo. Revolução Francesa.Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades do uso de jogos para o Ensino de História. Para isso, utilizamos como exemplo uma atividade lúdica sobre a Revolução Francesa aplicada em turmas do Oitavo ano do Ensino Fundamental. Por meio desse tipo de estratégia, acreditamos que seja possível proporcionar experiências que conduzam os alunos a compreender e assimilar conhecimentos e conceitos históricos apresentados pelas imagens e regras que envolvem um jogo. Após uma breve exposição do jogo e suas bases históricas, como os conflitos entre os grupos sociais da França no final do século XVIII e as primeiras ações revolucionárias, trataremos dos fundamentos teóricos para a reflexão da prática lúdica no Ensino recorrendo a autores como Jean Piaget, Roger Callois e Tânia Ramos Fortuna.