Ensino de história na escola do campo e as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo – DOEBEC.

Autores

  • Letícia G. Rieger FURG
  • Paola Ávila Pinto FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.242

Palavras-chave:

Educação no Campo. Doebec. Ensino de História.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relacionar as Diretrizes Operacionais para a educação básica nas escolas do campo – DOEBEC, com o cotidiano de uma escola rural da cidade de Rio Grande, no distrito do Taim. Relacionando as vivências escolares da Escola M. E. F. Maria Angélica Campello Leal, através de entrevista com a Professora de História e nossas experiências através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, PIBID- História FURG, com o DOEBEC. Este documento traz diretrizes básicas a serem observadas nas escolas rurais, e também que o poder público deverá garantir a universalização do acesso da população do campo à Educação Básica e à Educação Profissional de Nível Técnico. Prevê também, que as escolas rurais devem ter uma gestão democrática, estabelecendo um diálogo entre a escola e a comunidade, com uma abordagem solidária e coletiva para os problemas do campo. Buscamos contrapor com a realidade encontrada nas escolas rurais, historicamente abandonadas. 

Biografia do Autor

Letícia G. Rieger, FURG

História Licenciatura - Universidade Federal do Rio Grande – FURG, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, subprojeto PIBID de História coordenado pela professora Doutora Derocina Alves Campos Sosa.

Paola Ávila Pinto, FURG

História Licenciatura - Universidade Federal do Rio Grande – FURG, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, subprojeto PIBID de História coordenado pela professora Doutora Derocina Alves Campos Sosa.

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