Estágios de docência e PIBID: impactos inimagináveis no campo do Ensino de História

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.191

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de História. Iniciação à Docência.

Resumo

O trabalho apresenta um ensaio teórico sobre os impactos na formação inicial de professores de História através de experimentações nos estágios de docência e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Trata da inserção dos estudantes no campo da docência aliada à pesquisa, capaz de incidir sobre o reconhecimento do Ensino de História em suas especificidades investigativas e abrir novas perspectivas na opção pela licenciatura. Reflete sobre o estágio curricular obrigatório e o PIBID como potencializadores de experiências inovadoras e criadoras de efeitos diversos nas trajetórias de formação docente dos licenciandos em História. Fundamenta-se na leitura de pensadores como António Nóvoa e Boaventura de Sousa Santos, tensionada com as concepções da autora, formadora universitária no campo do ensino de História, e algumas observações de jovens bolsistas e estagiários em atuação docente.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz, UFRGS

Professora do Departamento de Ensino e Currículo, área de Ensino de História, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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