Estado(s) novo(s): um estudo de educação comparada entre Brasil e Portugal (1936-1945).

Autores

  • Alesson Rota FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.251

Palavras-chave:

Educação Comparada. Ensino de História. Livro Didático.

Resumo

A presente pesquisa objetiva estabelecer um estudo de educação comparada sobre o papel exercido pelos governos Português e Brasileiro, durante o período denominado em ambos os países de Estado Novo, na legislação que regulava a produção dos livros didáticos de História, do período de 1936 a 1945.  Essa proposta tem o objetivo de compreender como esses governos se utilizaram dos manuais escolares como suporte de veiculação de sua ideologia de Estado. O passo inicial é dado através da análise das legislações que configuram a produção do manual escolar, sendo que em cada país é criada uma estrutura que abarca a confecção, a supervisão e a distribuição dos livros. As relações mostram muitas semelhanças, principalmente no que tange a centralização do poder, mas também mostram diferenças, como a produção de iniciativa privada no Brasil, enquanto que em Portugal o encarregado era o Estado.

Biografia do Autor

Alesson Rota, FURG

História - bolsista de Iniciação Científica – PDE da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads