Movimento negro no ensino de história: o jornal A Alvorada como uma possibilidade de concretização da lei 10.639/03.

Autores

  • Natiele Gonçalves Mesquita FURG
  • Carmem G. Burgert Schiavon FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.196

Palavras-chave:

jornal A Alvorada. Ensino de História. Lei 10.639/03.

Resumo

Este trabalho versará sobre as pesquisas iniciais acerca das possibilidades do uso do jornal A Alvorada para o processo de ensino-aprendizagem em História tendo como horizonte contemplar a Lei 10.639/03. O periódico A Alvorada, que circulou na cidade de Pelotas entre os anos 1907 e 1965, foi idealizado e editado por intelectuais negros residentes na cidade. Desta forma, tendo como premissa que a organização de tal periódico se configura em um movimento negro local, apresenta-se a reflexão sobre algumas perspectivas de trabalho desta temática no cotidiano da sala de aula, tendo como horizonte a afirmação da autodeterminação da comunidade negra na região.

Biografia do Autor

Natiele Gonçalves Mesquita, FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande/PPGH-FURG, Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas.

Carmem G. Burgert Schiavon, FURG

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS; professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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