As tics e sua relação com o processo de aprendizagem dos professores da rede municipal de ensino voltadas para as séries iniciais do ensino fundamental.

Autores

  • Luccianne Guedes da Luz Martins UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.235

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Interação e Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como proposta abordar o processo de aprendizagem por parte dos professores da rede municipal de ensino, em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), sua aplicação e mediação em sala de aula com os seus alunos. O projeto de informática está sendo desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com alunos do 1º ao 4º ano. Esta experiência está sendo possível desde a chegada na escola dos computadores através do ProInfo – Programa de Informatização das Escolas Públicas. Inicialmente, o objetivo do projeto foi propiciar uma aprendizagem com maior qualidade e significado para os alunos dos anos iniciais, possibilitando aos destinatários diversas visões sobre o uso das tecnologias em sala de aula e a colaboração no processo de aprendizagem de todos os envolvidos no processo educativo. No uso das tecnologias em sala de aula existem aspectos positivos, principalmente, se houver relação ao conteúdo a ser desenvolvido com o processo de aprendizagem dos alunos. As tecnologias não podem estar desvinculadas, pois elas fazem parte do processo, sozinhas são apenas máquinas. O papel de destaque é o do professor que utiliza estas ferramentas para interagir com o seu aluno e colaborar na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Luccianne Guedes da Luz Martins, UFSM

Mestre em História pela UFRGS, aluna da pós-graduação da UFSM/UAB em TICs e professora municipal em Itaara, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads