As tics e sua relação com o processo de aprendizagem dos professores da rede municipal de ensino voltadas para as séries iniciais do ensino fundamental.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.235Palabras clave:
Educação, Tecnologia, Interação e AprendizagemResumen
Este artigo tem como proposta abordar o processo de aprendizagem por parte dos professores da rede municipal de ensino, em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), sua aplicação e mediação em sala de aula com os seus alunos. O projeto de informática está sendo desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com alunos do 1º ao 4º ano. Esta experiência está sendo possível desde a chegada na escola dos computadores através do ProInfo – Programa de Informatização das Escolas Públicas. Inicialmente, o objetivo do projeto foi propiciar uma aprendizagem com maior qualidade e significado para os alunos dos anos iniciais, possibilitando aos destinatários diversas visões sobre o uso das tecnologias em sala de aula e a colaboração no processo de aprendizagem de todos os envolvidos no processo educativo. No uso das tecnologias em sala de aula existem aspectos positivos, principalmente, se houver relação ao conteúdo a ser desenvolvido com o processo de aprendizagem dos alunos. As tecnologias não podem estar desvinculadas, pois elas fazem parte do processo, sozinhas são apenas máquinas. O papel de destaque é o do professor que utiliza estas ferramentas para interagir com o seu aluno e colaborar na construção do conhecimento.
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