Escolas étnicas no Rio Grande do Sul: representações sobre a educação de imigrantes poloneses e italianos no início do século XX.

Autores

  • Adriano Malikoski UCS
  • Jordana Wruck Timm UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.201

Palavras-chave:

Escolas étnicas. História Cultural. Imigração.

Resumo

O presente artigo trata de pesquisa realizada sobre as escolas étnicas de imigrantes poloneses e italianos no Rio Grande do Sul no início do século XX, bem como, esclarece a relevância dessas escolas e contexto para o ensino de história. A metodologia abarca a pesquisa bibliográfica e baseia-se nos pressupostos da História Cultural, sobretudo no conceito de representação. É possível identificar que para ambos os grupos de imigrantes (poloneses e italianos) a escola era vista como uma necessidade, a desejavam, principalmente, para que os filhos aprendessem a ler, escrever e calcular. O caráter étnico demonstrava uma forma de manter ativa a cultura que esses imigrantes trouxeram de seus países de origem. A temática do artigo é de fundamental importância para o ensino de história, já que no Rio Grande do Sul as escolas étnicas foram de número significativo e marcaram a tradição e educação de um povo.

Biografia do Autor

Adriano Malikoski, UCS

Mestrando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista PROSUP/CAPES.

Jordana Wruck Timm, UCS

Mestranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista PROSUP/CAPES

Downloads