Jogo didático vira-vira: a metrópole vira colônia, a colônia vira metrópole

Autores

  • Alessandra Gasparotto UFPEL
  • Marco Vinício Pereira do Espirito Santo UFPEL
  • Eduarda Borges da Silva UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.222

Palavras-chave:

Ensino, Jogo, História.

Resumo

Este artigo apresenta o “Jogo Didático Vira-vira: a metrópole vira colônia, a colônia vira metrópole”. O qual “investiga” a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e as conseqüentes modificações que ocorreram na colônia (1808–1821), através de um jogo de tabuleiro.  O material destina-se ao uso de professores e alunos de História do segundo ciclo do ensino fundamental, 5ª a 8ª série e/ou 6º a 9º ano.  O objetivo deste artigo é explicitar quais materiais compõe o Jogo e de que forma foram produzidos, bem como, desenvolver uma proposta de aplicação do mesmo, enfatizando a importância de interagir de forma lúdica com os alunos e, também, ressalvando as suas possibilidades para o Ensino de História. O referido suporte está à disposição dos interessados no Laboratório de Ensino de História da Universidade Federal de Pelotas, sobretudo, aos alunos da graduação em Licenciatura em História para que possam utilizá-lo em seus estágios e, aos professores da Rede Municipal e/ou Estadual de Ensino. Em síntese, este Jogo pode subsidiar a prática docente – pois, o professor é “peça-chave”, mediando todas as etapas do Jogo – e, é capaz de contribuir para a construção do conhecimento histórico, de forma interativa.

Biografia do Autor

Alessandra Gasparotto, UFPEL

Professora UFPEL

Marco Vinício Pereira do Espirito Santo, UFPEL

Ufpel

Eduarda Borges da Silva, UFPEL

Ufpel

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