Antiguidade grega como um instrumento de compreensão do presente: análise de uma prática

Autores

  • Wellington Rafael Balem UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.253

Palavras-chave:

Ensino de história. Grécia antiga. Compreensão do presente.

Resumo

No Brasil, a antiguidade é historicamente trabalhada em sala de aula de forma superficial, exótica, generalista e sem uma análise mais aprofundada. Isso se deve à costumeira falta de qualidade do material didático disponível e à dificuldade encontrada pelos professores para entrar em contato com uma historiografia atualizada e crítica em português. Assim, os alunos não chegam a compreender os significados e os usos que podem surgir do estudo dessa antiguidade. Após uma prática docente sobre a Grécia Antiga, analisamos o uso que os alunos fizeram do aparato conceitual da antiguidade grega para a compreensão da sua própria realidade. Para isso, analisamos o conteúdo de avaliações escritas produzidas dentro dessa proposta por estudantes de uma turma de Primeiro Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, em Caxias do Sul, RS. Isso é feito com apoio de concepções atualizadas de pesquisa e de ensino de História Antiga produzidas por especialistas brasileiros.

Biografia do Autor

Wellington Rafael Balem, UCS

Graduado em História pela Universidade de Caxias do Sul.

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