Antiguidade grega como um instrumento de compreensão do presente: análise de uma prática
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.253Palabras clave:
Ensino de história. Grécia antiga. Compreensão do presente.Resumen
No Brasil, a antiguidade é historicamente trabalhada em sala de aula de forma superficial, exótica, generalista e sem uma análise mais aprofundada. Isso se deve à costumeira falta de qualidade do material didático disponível e à dificuldade encontrada pelos professores para entrar em contato com uma historiografia atualizada e crítica em português. Assim, os alunos não chegam a compreender os significados e os usos que podem surgir do estudo dessa antiguidade. Após uma prática docente sobre a Grécia Antiga, analisamos o uso que os alunos fizeram do aparato conceitual da antiguidade grega para a compreensão da sua própria realidade. Para isso, analisamos o conteúdo de avaliações escritas produzidas dentro dessa proposta por estudantes de uma turma de Primeiro Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, em Caxias do Sul, RS. Isso é feito com apoio de concepções atualizadas de pesquisa e de ensino de História Antiga produzidas por especialistas brasileiros.Descargas
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Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
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Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
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