Instrumentos paradidáticos regionalizados para o ensino da história e cultura afro-brasileira: o caso das juventudes negras periféricas em Santa Maria.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.228Palavras-chave:
História e Cultura Afro-brasileira, Vídeos paradidáticos, Materiais didáticos regionalizados.Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados do Projeto “Ensino da História e Cultura Afro-brasileira: construção de materiais paradidáticos”. Tal trabalho é uma iniciativa do Práxis - Coletivo de Educação Popular, em parceira com o Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria, o Museu 13 de Maio e a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, através da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Apresentando como objetivos mapear, identificar e construir experiências referências propondo instrumentos didáticos de apoio a educadores do sistema público de educação para as escolas de Ensino Básico de Santa Maria no que tange a implementação da Lei nº 10.639. Após avaliação de algumas experiências de práticas de ensino da referida temática na Rede Estadual, optou-se pela criação de vídeos paradidáticos que objetivam contribuir com as práticas de ensino de História, através de uma abordagem metodológica de cunho dialógico. Entendemos a perspectiva de agentes historicamente excluídos serem protagonistas e não objetos como no caso de movimentos sociais. Este projeto busca interação entre Escolas e Comunidades Afro-brasileiras para que jovens negros e negras sintam-se contemplados e estimulados a buscar uma transformação dos métodos de ensino.