Instrumentos paradidáticos regionalizados para o ensino da história e cultura afro-brasileira: o caso das juventudes negras periféricas em Santa Maria.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.228Palabras clave:
História e Cultura Afro-brasileira, Vídeos paradidáticos, Materiais didáticos regionalizados.Resumen
O presente trabalho apresenta os resultados do Projeto “Ensino da História e Cultura Afro-brasileira: construção de materiais paradidáticos”. Tal trabalho é uma iniciativa do Práxis - Coletivo de Educação Popular, em parceira com o Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria, o Museu 13 de Maio e a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, através da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Apresentando como objetivos mapear, identificar e construir experiências referências propondo instrumentos didáticos de apoio a educadores do sistema público de educação para as escolas de Ensino Básico de Santa Maria no que tange a implementação da Lei nº 10.639. Após avaliação de algumas experiências de práticas de ensino da referida temática na Rede Estadual, optou-se pela criação de vídeos paradidáticos que objetivam contribuir com as práticas de ensino de História, através de uma abordagem metodológica de cunho dialógico. Entendemos a perspectiva de agentes historicamente excluídos serem protagonistas e não objetos como no caso de movimentos sociais. Este projeto busca interação entre Escolas e Comunidades Afro-brasileiras para que jovens negros e negras sintam-se contemplados e estimulados a buscar uma transformação dos métodos de ensino.
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)