Gênero e ensino de história: projeto “gênero, história e violência”

Autores

  • Nathália Boni Cadore UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.234

Palavras-chave:

Gênero – ensino de história – cinema – violência de gênero

Resumo

Este artigo consiste em uma apresentação do projeto de ensino “Gênero, História e Violência”, pensado para ser aplicado em aulas de História e de Filosofia da rede estadual de ensino do RS. O objetivo do projeto é desenvolver uma série de atividades pedagógicas que fomentem a construção conhecimentos críticos relativos ao conceito e à temática do gênero. Assim, esse projeto é uma via para estabelecer um espaço de discussão e de contatos iniciais com os estudos de gênero, a partir de uma perspectiva pautada por teorias feministas. Isso será realizado através de três eixos centrais: o conceito de gênero enquanto uma construção cultural; as normatizações de gênero historicamente constituídas, a partir da análise de filmes que abordam parte do contexto dos anos 1950 nos EUA; consequências sociais que podem derivar das relações de poder e hierarquias envolvidas na diferença e na desigualdade de gênero, em especial variadas formas de violência de gênero.

Biografia do Autor

Nathália Boni Cadore, UFRGS

Historiadora licenciada pela UFRGS, professora de História e de Filosofia na rede estadual do RS. Atualmente, cursa bacharelado em História na UFRGS.

Downloads