A arqueologia nos livros didáticos

Autores

  • André Luís Ramos Soares UFSM
  • Eduardo Perius UFSM
  • Jéssica Fernanda Arend UFMS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.213

Palavras-chave:

ensino de História, Povos indígenas, Pré-História.

Resumo

O artigo desenvolvido busca estabelecer o diálogo entre o ensino de História, a Arqueologia e as dificuldades encontradas pelos alunos ao utilizarem o livro didático, analisando como a arqueologia é retratada, envolvendo os povos indígenas da América e a Pré-História. Foram analisados livros do componente curricular de História, onde se percebe que os indígenas são tratados de forma inferior em relação aos outros povos, principalmente os europeus. A questão da Pré-História presente nos livros didáticos é pouco desenvolvida, criando uma visão de que a humanidade passou a existir somente após a criação da escrita, sendo que a arqueologia prova que também existiu cultura no período anterior à escrita. O ensino de História nas escolas encontra um grande empecilho, devido ao seu conteúdo ser baseado na maioria das vezes, apenas em documentos oficias o que faz com que o aprendizado seja um tanto restrito à cultura branca e contemporânea.    

Biografia do Autor

André Luís Ramos Soares, UFSM

Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História- UFSM, Coordenador do NEP-UFSM

Eduardo Perius, UFSM

Ufsm

Jéssica Fernanda Arend, UFMS

Ufsm

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