Educação patrimonial, patrimônio e memória: Conceitos construtores de cidadania e identidade

Autores

  • Giovanni Biazzetto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.214

Palavras-chave:

Ensino de História. Memória. Educação Patrimonial.

Resumo

O presente trabalho pretende investigar através das ações de Educação Patrimonial, projeto “Papel Antigo e Papel Velho” e projeto “Vivo Toque”, do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Vellinho (AHPAMV), os usos dos conceitos de memória e patrimônio em ações de Educação Patrimonial, buscando compreender de que forma  estes usos, estas apropriações, podem contribuir para a promoção de um Ensino de História qualificado. Ainda pretendemos compreender como se estabelece a relação entre os bens patrimoniais e os conceitos de memória e patrimônio; a forma como estes conceitos são abordados; as intenções. O artigo também pretende questionar e discutir as contribuições que tais ações de Educação Patrimonial podem oferecer para o processo de aprendizagem em História a partir das relações que estabelecem com a História e seu ensino, produzindo espaços que possibilitem a construção de identidade e cidadania.

Biografia do Autor

Giovanni Biazzetto, UFRGS

Mestrando em Educação – UFRGS, Graduado em História – UFRGS

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