Mídias sociais e sala de aula: o que dizem os jovens sobre o ensino de história.

Autores

  • Laura Ferrari Montemezzo SEDUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.236

Palavras-chave:

mídias sociais. Juventude. Ensino.

Resumo

O trabalho tem como tema o universo juvenil, aliado às mídias enquanto ferramentas que podem contribuir para ensinar História na Educação Básica. A metodologia consistiu na construção, aplicação e análise de uma enquete com questionários abordando a temática “mídias e ensino de história”, aplicados em duas turmas de oitava série do Ensino Fundamental da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul. Busca-se com o trabalho uma abordagem do tipo qualitativo, portanto tais dados são analisados em correlação com observações e entrecruzamentos. O trabalho tem como objetivo central refletir a respeito das mídias presentes no universo juvenil e como as mesmas podem incidir no ensino de História na educação básica, especialmente nas práticas de sala de aula. A escola passa por um importante período de transição histórica: novas leis, mudanças curriculares, reformas educacionais, etc. Todas essas modificações vêm acompanhadas de outras, menores, mais imperceptíveis, mas que trazem implicações importantes no cotidiano escolar. Repensar nossa prática em sala de aula se faz necessário nesse cenário de constante transformação, assim sendo creio ser importante que as mídias presentes no dia-a-dia dos nossos jovens sejam inseridas nas aulas, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Laura Ferrari Montemezzo, SEDUC/RS

Professora da Rede Estadual do RS

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