Mídias sociais e sala de aula: o que dizem os jovens sobre o ensino de história.
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.236Palabras clave:
mídias sociais. Juventude. Ensino.Resumen
O trabalho tem como tema o universo juvenil, aliado às mídias enquanto ferramentas que podem contribuir para ensinar História na Educação Básica. A metodologia consistiu na construção, aplicação e análise de uma enquete com questionários abordando a temática “mídias e ensino de história”, aplicados em duas turmas de oitava série do Ensino Fundamental da rede estadual do estado do Rio Grande do Sul. Busca-se com o trabalho uma abordagem do tipo qualitativo, portanto tais dados são analisados em correlação com observações e entrecruzamentos. O trabalho tem como objetivo central refletir a respeito das mídias presentes no universo juvenil e como as mesmas podem incidir no ensino de História na educação básica, especialmente nas práticas de sala de aula. A escola passa por um importante período de transição histórica: novas leis, mudanças curriculares, reformas educacionais, etc. Todas essas modificações vêm acompanhadas de outras, menores, mais imperceptíveis, mas que trazem implicações importantes no cotidiano escolar. Repensar nossa prática em sala de aula se faz necessário nesse cenário de constante transformação, assim sendo creio ser importante que as mídias presentes no dia-a-dia dos nossos jovens sejam inseridas nas aulas, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino.Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)