Cultura, identidade e o ensino de história.

Autores

  • Viviana Benetti ULBRA/UNISINOS
  • Wagner dos Santos Chagas UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.202

Palavras-chave:

Cultura. Identidade. Tradição. Ensino de história.

Resumo

A busca por uma reflexão sobre o ensino de história como promotor da cidadania e agente no entendimento das construções identitárias, nos remeteu a uma breve reflexão sobre a cultura Afro/Movimentos etnicorraciais e a construção da identidade do ‘gaúcho’ no âmbito do estado nacional. Trabalhamos no sentido de compreender a importância dos movimentos etnicorraciais e o significado da criação de um mito regional que serviu/serve para reforçar interesses de uma classe dominante. Fazendo  dos temas, objetos para experiência e análise do papel do professor de história, em seu ofício. É apresentado um breve contexto histórico de cada temática, destacando os interesses das classes dominantes no âmbito do estado-nação, contrapondo o papel do professor vinculado às propostas curriculares e “verdades” oficiais encontradas nos livros didáticos e/ou nas manifestações culturais.

Biografia do Autor

Viviana Benetti, ULBRA/UNISINOS

Professora ULBRA- Universidade Luterana do Brasil e Doutoranda da UNISINOS em Educação.

Wagner dos Santos Chagas, UNISINOS

Professor da Rede de Ensino Municipal de Esteio -RS, Doutorado da UNISINOS em Educação.

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