Tecnologias digitais no ensino de história: pressupostos teórico e metodológico do formato Telecurso na metodologia Telessala.

Autores

  • Eliana Gasparini Xerri UCS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.271

Palavras-chave:

História. Educação.Tecnologia.

Resumo

Na sociedade de Rede o conhecimento está associado a web sites e a motores de busca. As novas possibilidades de conexão e construção social do conhecimento recebem a significativa denominação de social software. Tal termo é suficientemente amplo para abarcar diferentes ferramentas e tecnologias, as quais possuem a característica de facilitar a interação em muitos contextos. A dinâmica do ciberespaço reconfigura os espaços de ensinar e aprender. É necessário compreender de que forma tais reconfigurações significam mudanças empíricas nas práticas cotidianas dos professores de História, a construção de saberes históricos mediados por tecnologias digitais, as inter-relações que são promovidas a partir do uso das tecnologias de comunicação e informação nos espaços de aprendizagem formal e não formal, quando analisadas como estratégias inovadoras para a transformação da proposta do ensino de História, na educação básica, seja nas modalidades presencial e educação a distância. Procura-se analisar o Método Telessala proposto pelo formato Telecurso relacionando com as teorias educacionais propostas pelo programa: Dom Helder Câmara, Paulo Freire, Célestin Freinet e Jean Piaget.

Biografia do Autor

Eliana Gasparini Xerri, UCS

Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em História e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da UCS.

Downloads