Patrimônios da educação: o ensino e a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.181Palavras-chave:
patrimônios, história da educação, ensino de HistóriaResumo
Este artigo é parte das atividades referentes ao tema patrimônio, desenvolvidas na Faculdade de Educação/UFRGS, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Procura-se refletir acerca da importância de ampliar essa discussão no âmbito das licenciaturas e, consequentemente, na Educação Básica. Falar sobre patrimônios da educação interessa tanto a historiadores da educação quanto a professores de História, portanto, a intenção aqui é problematizar o tema em suas interfaces com o campo de pesquisa da História da Educação e com o ensino de História. Memórias orais, escritas oficiais, ordinárias, imagens e objetos são pensados tanto como fontes para a pesquisa em História da Educação, quanto para o ensino de História, na prerrogativa do entrelaçamento entre estes dois âmbitos de atuação do educador-historiador. O patrimônio documental das instituições educacionais constitui parte significativa de sua memória e contribui para a (re) descoberta da historicidade institucional. O estudo vincula-se à História Cultural enquanto corrente historiográfica, tendo como referenciais as concepções da cultura escolar enquanto uma produção discursiva de um determinado tempo e lugar. Augustin Escolano, Antonio Viñao-Frago, Pierre Nora, Diana Vidal, Alain Corbin, são autores que fundamentam as discussões propostas