Patrimônios da educação: o ensino e a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.181Palabras clave:
patrimônios, história da educação, ensino de HistóriaResumen
Este artigo é parte das atividades referentes ao tema patrimônio, desenvolvidas na Faculdade de Educação/UFRGS, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Procura-se refletir acerca da importância de ampliar essa discussão no âmbito das licenciaturas e, consequentemente, na Educação Básica. Falar sobre patrimônios da educação interessa tanto a historiadores da educação quanto a professores de História, portanto, a intenção aqui é problematizar o tema em suas interfaces com o campo de pesquisa da História da Educação e com o ensino de História. Memórias orais, escritas oficiais, ordinárias, imagens e objetos são pensados tanto como fontes para a pesquisa em História da Educação, quanto para o ensino de História, na prerrogativa do entrelaçamento entre estes dois âmbitos de atuação do educador-historiador. O patrimônio documental das instituições educacionais constitui parte significativa de sua memória e contribui para a (re) descoberta da historicidade institucional. O estudo vincula-se à História Cultural enquanto corrente historiográfica, tendo como referenciais as concepções da cultura escolar enquanto uma produção discursiva de um determinado tempo e lugar. Augustin Escolano, Antonio Viñao-Frago, Pierre Nora, Diana Vidal, Alain Corbin, são autores que fundamentam as discussões propostas
Descargas
Número
Sección
Licencia
A efectos de publicación, le pedimos a los autores enviar una carta (según el modelo) con la transferencia de los derechos de autoría, así como permitiendo la reproducción del material enviado.
(Modelo - Permiso para reproducir el material)
CORRESPONDENCIA PARA LA TRANSFERENCIA DE DERECHOS DE AUTOR
Estimado Consejo Editorial
Por la presente, nosotros, los abajo firmantes, enviamos el trabajo (título del trabajo), de nuestra autoría, presentado como (modalidad) a consideraron del Cuerpo Editorial de la Revista Latino-Americana, una publicación dirigida y administrada por los estudiantes del Programa de Postgrado en Historia, Universidad de Vale do Río dos Sinos (UNISINOS, Brasil) y que cuenta como unidad académica asociada con el Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL), de la Universidad del Centro Nacional de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN, Argentina) .
En atención a las normas contenidas en las "Instrucciones para la publicación", informamos que el trabajo presentado cumple todos los requisitos especificados en la normativa. Informamos que cedemos los derechos para publicación y reproducción de los originales a la Revista Latino-Americana de História.
Sin más, mantenemos contacto.
Atentamente,
(Lugar y fecha, seguido por N º de DNI y respectivos nombres completos)