O uso da história em quadrinhos como recurso didático: o relato de experiência da oficina de história de pelotas em quadrinhos.

Autores

  • Lorena Almeida Gill UFPEL
  • Tamires Xavier Soares UFPEL
  • Juliana Nunes Behrend UFPEL
  • Caroline Dutra Bilhalva UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.224

Palavras-chave:

quadrinhos, Pelotas, história

Resumo

A comunicação proposta trata-se de um relato de experiência da Oficina de História de Pelotas em Quadrinhos. A mesma foi realizada durante o mês de junho do ano de 2013 com as crianças da creche Dona Conceição, em Pelotas RS. O material empregado na oficina faz parte de uma coleção de história de quadrinhos de Pelotas escrita pelo Historiador Mario Osório Magalhães e desenhado pelo cartunista André Macedo, sendo estes publicados diariamente no jornal local durante o ano de 2001. Tendo em vista que a história em quadrinhos trata-se de gêneros literários bastante conhecidos dentre as crianças, pois é uma leitura fácil, rápida e com a linguagem simples, escolhemos este material como subsídio para a tentativa de aproximar os alunos da leitura, desconstruir preconceitos étnicos, culturais, religiosos e trabalhar a história da cidade de forma diferenciada. A oficina foi dividida em seis encontros, nos quais acreditamos ter conseguido em parte atingir nossos objetivos, pois as crianças se interessaram por outras histórias em quadrinho e alguns preconceitos foram superados, principalmente os que dizem respeito à religião.

Biografia do Autor

Lorena Almeida Gill, UFPEL

Profa. Dra. do PPGH e tutora do grupo PET- Diversidade e Tolerância/UFPel

Tamires Xavier Soares, UFPEL

Acadêmica do curso de História Licenciatura e bolsista PET- Diversidade e Tolerância/UFPel.

Juliana Nunes Behrend, UFPEL

Acadêmica do curso de Ciências Sociais e bolsista PET- Diversidade e Tolerância/UFPel

Caroline Dutra Bilhalva, UFPEL

Acadêmica do curso de Geografia Licenciatura e bolsista PET- Diversidade e Tolerância/UFPel.

Downloads