Docência compartilhada no ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Aberta

Autores

  • Gabriela Derlam Santos UFRGS
  • Mariana Lima Knecht UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.265

Palavras-chave:

Docência compartilhada. Patrimônio cultural. PIBID.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de docência compartilhada, desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/UFRGS, em uma escola aberta de ensino fundamental da rede estadual de ensino, localizada em Porto Alegre/RS. Nessa escola, o PIBID Pedagogia vem construindo situações de aprendizagem sobre o tema do patrimônio cultural [material e imaterial], procurando sensibilizar os alunos das turmas de anos iniciais para os estudos de História. A docência compartilhada tem possibilitado o exercício reflexivo que permite pensar procedimentos de ensino que envolvam os alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Ao considerar que o projeto está ainda em fase inicial, a expectativa é, ao longo do ano, adensar as discussões sobre o patrimônio cultural, elegendo Porto Alegre como um lugar de memórias e destacando a importância dos negros na história da cidade. 

Biografia do Autor

Gabriela Derlam Santos, UFRGS

Ufrgs

Mariana Lima Knecht, UFRGS

Ufrgs

Downloads