Docência compartilhada no ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Escola Aberta
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.265Palavras-chave:
Docência compartilhada. Patrimônio cultural. PIBID.Resumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de docência compartilhada, desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/UFRGS, em uma escola aberta de ensino fundamental da rede estadual de ensino, localizada em Porto Alegre/RS. Nessa escola, o PIBID Pedagogia vem construindo situações de aprendizagem sobre o tema do patrimônio cultural [material e imaterial], procurando sensibilizar os alunos das turmas de anos iniciais para os estudos de História. A docência compartilhada tem possibilitado o exercício reflexivo que permite pensar procedimentos de ensino que envolvam os alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Ao considerar que o projeto está ainda em fase inicial, a expectativa é, ao longo do ano, adensar as discussões sobre o patrimônio cultural, elegendo Porto Alegre como um lugar de memórias e destacando a importância dos negros na história da cidade.Downloads
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Seção
Dossiê