A questão de gênero no livro didático no período da ditadura Militar

Autores

  • Dinorah Amaral Matte FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.229

Palavras-chave:

práticas discursivas, sociabilidade, sensibilidades.

Resumo

A apresentação se propõe a analisar pelo menos três livros didáticos utilizados no período que compreendeu a ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985, e como estes livros abordam a questão de gênero, ou se elas não são identificadas em nenhum momento na sua abordagem histórica. O livro didático além de material de apoio aos professores em sala de aula apresenta-se como um meio, e muitas vezes o único, de acesso à formação e a informação, por esse motivo analisar as diferentes abordagens assumidas por eles na questão de gênero ajudam a entender a formação da consciência coletiva de uma comunidade ou nação, visto a abrangência nacional do mesmo. Os referidos livros foram escolhidos pelo critério de estarem enquadrados como de ampla utilização no período pesquisado, nas salas de aula de Santa Vitória do Palmar. O objetivo é buscar através da análise dos referidos livros didáticos como foi construída a consciência social em relação à questão de gênero nesse período, principalmente do gênero feminino, levando em conta que mesmo nos livros atuais a abordagem do tema é escassa. Por esse motivo buscamos observar como ao decorrer do tempo e especialmente no período da ditadura militar a abordagem explicita ou implícita nos livros didáticos contribuiu para enraizar na construção da sociedade uma mentalidade do que é feminino e do que é o masculino e os espaços que cada um deve ocupar na construção da sociedade, simplificando as relações humanas apenas na questão do sexo ser masculino ou feminino.

Biografia do Autor

Dinorah Amaral Matte, FURG

Mestranda em História Profissional da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

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