A questão de gênero no livro didático no período da ditadura Militar
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.229Palabras clave:
práticas discursivas, sociabilidade, sensibilidades.Resumen
A apresentação se propõe a analisar pelo menos três livros didáticos utilizados no período que compreendeu a ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985, e como estes livros abordam a questão de gênero, ou se elas não são identificadas em nenhum momento na sua abordagem histórica. O livro didático além de material de apoio aos professores em sala de aula apresenta-se como um meio, e muitas vezes o único, de acesso à formação e a informação, por esse motivo analisar as diferentes abordagens assumidas por eles na questão de gênero ajudam a entender a formação da consciência coletiva de uma comunidade ou nação, visto a abrangência nacional do mesmo. Os referidos livros foram escolhidos pelo critério de estarem enquadrados como de ampla utilização no período pesquisado, nas salas de aula de Santa Vitória do Palmar. O objetivo é buscar através da análise dos referidos livros didáticos como foi construída a consciência social em relação à questão de gênero nesse período, principalmente do gênero feminino, levando em conta que mesmo nos livros atuais a abordagem do tema é escassa. Por esse motivo buscamos observar como ao decorrer do tempo e especialmente no período da ditadura militar a abordagem explicita ou implícita nos livros didáticos contribuiu para enraizar na construção da sociedade uma mentalidade do que é feminino e do que é o masculino e os espaços que cada um deve ocupar na construção da sociedade, simplificando as relações humanas apenas na questão do sexo ser masculino ou feminino.
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