Os sons e suas magias: uma análise sonora de Mägo de Oz para as aulas de história
DOI:
https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.255Palavras-chave:
História. Música. Ensino. Sonoridade.Resumo
Este trabalho se comprometeu a buscar possibilidades de se analisar a sonoridade das músicas para o ensino de História. A pesquisa fez uso de autores da área da Música, como Luiz Tatit, bem como aqueles que trabalham os sons e suas sensações, como Díaz e Flores-Gutiérrez, buscando abordar a temática para uso e entendimento de educadores não especializados musicalmente, refinando o uso deste objeto de estudo no ensino de História na Educação Básica. Foi-se realizada a análise de quatro canções do grupo espanhol Mägo de Oz, evidenciando alguns dos elementos considerados importantes para a análise sonora. Visando a resultados, foi realizada uma atividade de aplicação com duas canções em uma escola pública da cidade de Porto Alegre, a partir de perguntas e discussões com os educandos, mostrando resultados metodológicos satisfatórios para a pesquisa. Em que pese este texto ter sido acabado, se percebe que as possibilidades de abordagem ainda não foram esgotadas, visto ser um tema pouco trabalhado pelos historiadores e professores de História, sendo necessária a continuação de investigações por pesquisas futuras.Downloads
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Seção
Dossiê