A diversidade das pesquisas históricas e sua contribuição para renovação da prática pedagógica.

Autores

  • Tatiane de Andrade Machado Brikalski UNIFRA
  • Janaína de Souza Teixeira UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.203

Palavras-chave:

Escravismo. Sala de aula. Prática pedagógica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como o surgimento de novas correntes historiográficas sobre o escravismo, principalmente a partir de 1980, tem contribuído para a renovação do ensino de História dentro da sala de aula e para a diminuição do preconceito contra a etnia negra no Brasil. Através de uma análise do conteúdo sobre escravismo, presente nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental da rede pública, procura-se observar de que forma o conteúdo presente nos livros didáticos refletem as mudanças ocorridas na historiografia recente.

Biografia do Autor

Tatiane de Andrade Machado Brikalski, UNIFRA

Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Janaína de Souza Teixeira, UNIFRA

Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

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