A diversidade das pesquisas históricas e sua contribuição para renovação da prática pedagógica.

Autores/as

  • Tatiane de Andrade Machado Brikalski UNIFRA
  • Janaína de Souza Teixeira UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.203

Palabras clave:

Escravismo. Sala de aula. Prática pedagógica.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como o surgimento de novas correntes historiográficas sobre o escravismo, principalmente a partir de 1980, tem contribuído para a renovação do ensino de História dentro da sala de aula e para a diminuição do preconceito contra a etnia negra no Brasil. Através de uma análise do conteúdo sobre escravismo, presente nos livros didáticos das séries finais do ensino fundamental da rede pública, procura-se observar de que forma o conteúdo presente nos livros didáticos refletem as mudanças ocorridas na historiografia recente.

Biografía del autor/a

Tatiane de Andrade Machado Brikalski, UNIFRA

Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Janaína de Souza Teixeira, UNIFRA

Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).