Mestrado profissional de história e a formação docente para a pesquisa

Autores

  • Júlia Silveira Matos FURG
  • Adriana Kivanski de Senna FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.190

Palavras-chave:

Ensino de História. Mestrado Profissional. Formação de professores.

Resumo

A separação na formação dentro dos cursos de História entre Licenciatura e Bacharelado tem sido apontada como um dos problemas na deficitária formação de professores, isso indicaria um distanciamento entre a formação pedagógica e a pesquisa. Esse cenário contribuiu para que muitos estudiosos e os próprios docentes apresentassem uma visão sobre a pesquisa e o ensino de forma hierarquizada, como se a pesquisa estivesse em um patamar superior ao ensino. A partir dessa percepção, no presente texto discutiremos o papel da modalidade de Pós-graduação Stricto Sensu indicada como “Profissional”, no atual momento das diretrizes de formação continuada de professores.

Biografia do Autor

Júlia Silveira Matos, FURG

Doutora em História, professora dos cursos de graduação em História e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Adriana Kivanski de Senna, FURG

Doutora em História, professora dos cursos de graduação em História e do Programa de Pós-graduação em História – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Downloads