Mestrado profissional de história e a formação docente para a pesquisa

Autores/as

  • Júlia Silveira Matos FURG
  • Adriana Kivanski de Senna FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.190

Palabras clave:

Ensino de História. Mestrado Profissional. Formação de professores.

Resumen

A separação na formação dentro dos cursos de História entre Licenciatura e Bacharelado tem sido apontada como um dos problemas na deficitária formação de professores, isso indicaria um distanciamento entre a formação pedagógica e a pesquisa. Esse cenário contribuiu para que muitos estudiosos e os próprios docentes apresentassem uma visão sobre a pesquisa e o ensino de forma hierarquizada, como se a pesquisa estivesse em um patamar superior ao ensino. A partir dessa percepção, no presente texto discutiremos o papel da modalidade de Pós-graduação Stricto Sensu indicada como “Profissional”, no atual momento das diretrizes de formação continuada de professores.

Biografía del autor/a

Júlia Silveira Matos, FURG

Doutora em História, professora dos cursos de graduação em História e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em História – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Adriana Kivanski de Senna, FURG

Doutora em História, professora dos cursos de graduação em História e do Programa de Pós-graduação em História – Mestrado Profissional da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.