Reflexões a cerca do ensino de História: a História Local e a Consciência Histórica

Autores

  • Daniel Porciuncula Prado FURG
  • Sabrina Meirelles Macedo FURG

DOI:

https://doi.org/10.4013/rlah.v2i6.266

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação Histórica. História Local.

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a relevância do ensino de História na educação escolar, levando-se em conta que este é apenas um dos espaços onde se processa os conhecimentos históricos e a formação de uma consciência histórica, que segundo Jörn Rüsen é inerente a todo ser humano. Busca discutir, sob a perspectiva da Educação Histórica, os processos de ensino-aprendizagem na escola, a partir de um diálogo com outros autores que abordam a temática, e ainda traz um breve relato de experiência docente e práticas de ensino que se enquadram nos pressupostos da Educação Histórica.

Biografia do Autor

Daniel Porciuncula Prado, FURG

Professor Doutor da Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Sabrina Meirelles Macedo, FURG

Mestranda do Programa de Pós - Graduação do Mestrado Profissional em História - Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Downloads